Fim de domingo

Tudo pronto para iniciar mais uma semana =D
Essa semana vai ser francesinha e ficou lindo, não ficou? rs


Pessoal, sempre gosto de trazer uma curiosidade para o meu blog e a de hoje, escolhi algo que combine com as minhas unhas, rs

Como surgiu o costume de pintar as unhas?
As primeiras unhas pintadas surgiram provavelmente na China, por volta de 3 000 a.C. As cores do "esmalte" estavam relacionadas com a posição social do indivíduo - homem ou mulher. Durante a dinastia Chou, no século 7 a.C., apenas os membros da família real podiam usar uma pasta dourada ou prateada na unha - as cores reais mudariam mais tarde para vermelho e preto. Ao redor do ano 30 a.C., pintar as unhas era moda também entre os egípcios, que mergulhavam os dedos em tintura de hena. Mulheres das classes menos favorecidas só estavam autorizadas a pintar as unhas com tons claros.
No reinado de Cleópatra, por exemplo, só ela podia usar vermelho para colorir sua unha. Desobedecer à ordem dava punição severa - às vezes, até morte.
Os primeiros esmaltes eram feitos de uma mistura de goma arábica, cera de abelha, clara de ovo e gelatina. Hoje, o esmalte é uma variação da tinta usada em pintura de carros. "Antes da década de 20, costumava-se passar óleo nas unhas e depois lustrá-la, hábito que indicava status", afirma Mitsuko Shitara, professora de história da moda da Faculdade Santa Marcelina. - por Verônica M.A. Lima, Guararapes, SP

Comentários

Marcus Alencar disse…
Para mim, essa é a primeira vez que leio uma história das unhas. Nem imagina que isso teria origem lá na China por achar que, talvez, esse costume tivesse um pé maior na Europa, em especifico a França. Muito interessante. Parabéns pelo post.

Postagens mais visitadas deste blog

O tempo voa?

Como eu nasci?