Carta para Tatinha

Olhem, que legal a origem do dia.

Existem diferentes versões sobre a origem do dia dos namorados.
É bem provável que a festa dos namorados tenha sua origem em um festejo romano: a Lupercália. Em Roma, lobos vagavam próximos às casas e um dos deuses do povo romano, Lupercus, era invocado para manter os lobos distantes. Por essa razão, era oferecido um festival em honra a Lupercus, no dia 15 de fevereiro. Nesse festival, era costume colocar os nomes das meninas romanas escritos em pedaços de papel, que eram colocados em frascos. Cada rapaz escolhia o seu papel e a menina escolhida deveria ser sua namorada naquele ano todo.
O dia da festa se transformou no dia dos namorados, nos EUA e na Europa, o Valentine’s Day, 14 de fevereiro, em homenagem ao Padre Valentine. Em 270 a.C., o bispo romano Valentino desafiou o imperador Claudius II que proibia que se realizasse o matrimônio e continuou a promover casamentos. Para Claudius, um novo marido significava um soldado a menos. Preso, enquanto esperava sua execução, o bispo Valentine se apaixonou pela filha cega de seu carcereiro, Asterius. E, com um milagre, recuperou sua visão. Para se despedir, Valentine escreveu uma carta de amor para ela. Foi assim que surgiu a expressão em inglês "From your Valentine". Mesmo tido como santo pelo suposto milagre, ele foi executado em 14 de fevereiro.
O feriado romântico ou o dia dos namorados judaico: desde tempos bíblicos, o 15º dia do mês hebreu de Av tem sido celebrado como o Feriado do Amor e do Afeto. Em Israel, tornou-se o feriado das flores, porque neste dia é costume dar flores de presente a quem se ama. Previamente, era permitido às pessoas só se casar com pessoas da sua própria tribo. De certo modo, era um pouco semelhante ao velho sistema de castas na Índia. O 15 de Av se tornou o Feriado de Amor, um feriado judeu reconhecido durante os dias do Segundo Templo. Em tempos bíblicos, o Feriado do Amor era celebrado com tochas e fogueiras. Hoje em dia, em Israel, é costume enviar flores a quem se ama ou para os parentes mais íntimos. A significação e a importância do feriado aumentaram em anos recentes. Canções românticas são tocadas no rádio e festas 'Feriado do Amor' são celebrados à noite, em todo o país. (Jane Bichmacher de Glasman, autora do livro "À Luz da Menorá").
No Brasil, a gênese da data é menos romântica. Alguns a atribuem a uma promoção pioneira da loja Clipper, realizada em São Paulo em 1948. Outros dizem que o Dia dos Namorados foi introduzido no Brasil, em 1950, pelo publicitário João Dória, que criou um slogan de apelo comercial que dizia "não é só com beijos que se prova o amor". A intenção de Dória era criar o equivalente brasileiro ao Valentine's Day - o Dia dos Namorados realizado nos Estados Unidos. É provável que o dia 12 de junho tenha sido a data escolhida porque representa uma época em que o comércio de presentes não fica tão intenso. A idéia funcionou tão bem para os comerciantes, que desde aquela época, o Brasil inteiro comemora anualmente a data. Outra versão reverencia a véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.
Adaptação: Lilian Russo
(Fontes: Revista Época, edição 160/2001; IBGE Teen e Revista Eletrônica Rio Total)


Buon San Valentino!
Happy Valentine's day!
・n・b・s・[・o・・・・・^・C・・・f・[・I
Happy Valentine's dag!
С Днем Святого Валентина
سعيد عيد الحب
! Hyvää ystävänpäivää!
Happy Valentine's lá!
Szczęśliwych walentynek!
Sretno Valentinovo!


 Eu não tenho namorado para dedicar uma carta acompanhada daquele presente especial, eu tenho um amor platônico e mesmo assim, eu gosto do dia dos namorados, acho a véspera um charme, as pessoas saem acompanhadas para as compras, os namorados ficam mais simpáticos, entram nas lojas com toda paciência do mundo e ajudam suas namoradas nas escolhas; elas.. assim como eu, ficam maravilhadas com tudo e passam boa parte do tempo pensando no dia com o amado, conversam entre amigas, trocam idéias, é o máximo. É um mês mágico para se enamorar ou para como eu, fantasiar.
Muito difícil usar a primeira pessoa para falar isso, mas eu, simplesmente, desisti do amor e não acredito nele pra mim, só porque ele nunca me aceitou como sou.

Mesmo assim - FELIZ DIAS DOS NAMORADOS para todos os casais que se amam.

Comentários

Alex Monteiro disse…
To lendo de pouco a pouco...
To gostando
^^
http://cantinhocomtudo.blogspot.com/
Quantas pessoas você pode dizer que têm o poder de te fazer sentir especial? Hoje é dia de ficar com elas e deixar o amor pertinho de ti! =D
J. disse…
O amor existe. Há os que conhecem aos 10 anos e os que conhecem aos 70 anos. Não existe tempo, idade, lugar para ele aparecer. Não há teoria.
Muito bem escrito .. parabéns .
seguindo seu blog , seu puder faz uma visitinha no meu
http://fleonandthecity.blogspot.com/
Anônimo disse…
Interessante, nunca tinha parado pra pesquisar a origem do dia dos namorados.
http://baballoose.blogspot.com/

Postagens mais visitadas deste blog

O tempo voa?

Como eu nasci?