HORTO - Floresta Edmundo Navarro de Andrade, meu exílio!!







Um pouco da história..

No final do século XIX, havia uma escassez de matéria-prima para manutenção e construção de ferrovias. Com o intuito de suprir a demanda de madeira para dormentes e carvão, a Companhia Paulista de Estradas de Ferro, criou Hortos Florestais, entre eles, o Horto Florestal Edmundo Navarro de Andrade, na cidade de Rio Claro, em homenagem a Edmundo Navarro de Andrade que, em 1914, trouxe da Austrália 144 espécies de eucalipto.

O Horto Florestal de Rio Claro, foi criado em 1909. Andrade teve sua residência no Horto, fazendo do local centro de diversas pesquisas sobre o eucalipto, onde foram arquivados os resultados de seus trabalhos, dando origem ao Museu do Eucalipto em 1916.

A partir de 2002, pelo Decreto Estadual n. 46.819, o antigo Horto Florestal de Rio Claro foi classificado na categoria de Florestal, que visa o manejo sustentável dos recursos, a pesquisa e a visitação pública, tornando-se a FEENA (Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade).
Fonte: Wikipédia

Criada em 1909, possui 2.230 hectares com a maior variedade de espécie de eucalipto do Brasil, o que a torna referência no cultivo e pesquisa da planta e a faz conhecida como “berço do eucalipto”. Entre outras atrações, possui o Museu do Eucalipto, criado pelo agrônomo Edmundo Navarro de Andrade. Originalmente a Floresta pertencia à CIA. Paulista de Estradas de Ferro, tendo sido transferida para a FEPASA na década de 70, época da estatização das vias férreas. A partir de 1998 passou a ser administrada pelo Instituto Florestal da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, através do Instituto Florestal.
.
.
.
.
.
.
.
P.S.: "Essa dádiva fica atrás da minha humilde casa, mais ou menos a 10 km de distância e é lá, que passo semanalmente horas e horas.. caminhando, contemplando a paisagem, alimentando meus pulmões com o ar expectorante dos eucaliptos.. rs"
Bom, para quem não conhece e gostaria de conhecer mais, podem dar uma passadinha no meu orkut que tenho várias fotinhas!!!
"Deus crio a beleza para todos, mas o ser humano insiste em por limites!"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O tempo voa?

Como eu nasci?